Síntese sobre a Copa do Mundo
A Copa do Mundo é um evento realizado pela FIFA que consiste em um torneio de futebol, onde participam 32 seleções de todos os continentes e reconhecidos pela FIFA. É realizada a cada 4 anos em diferentes países sedes que são escolhidos em média 6 anos antes da realização do evento.
O sistema de disputa é de torneio onde as 32 seleções são divididas em 8 grupos com 4 cada, essas seleções enfrentam entre si e as duas seleções com melhor campanha se classificam para a fase de mata-mata. As seleções se enfrentam em confronto direto, e quem perde é eliminado do torneio, até a disputa da final e do terceiro lugar. O campeão fica com uma réplica da taça e guarda em seu museu, essa atitude é para evitar um possível roubo da taça original.
O torneio dura em média um mês, mas há um projeto de infraestrutura e estádios elaborado antes para que os torcedores e comissões técnicas possam ter conforto, segurança e acessibilidade durante o evento. São investidos bilhões de dólares para que se tenha um grande evento, e com as construções dos estádios e os projetos nas cidades sedes são formados milhares de empregos formais e não formais gerando renda para a população. A grande popularidade da Copa do Mundo, faz com que o evento seja também uma grande forma de propaganda para as grandes empresas gerando indiretamente fonte para as mesmas.
A Copa do Mundo gera também muitos recursos para o país sede, e até gerando lucro em cima do que foi investido para a realização do evento, Assim além de ser um grande evento esportivo a Copa do Mundo também se tornou um grande evento econômico no mundo capitalista atual.