arte
LEITURA
DE
IMAGENS
Lairany Rodrigues Teixeira
Raquel Soares Gonçalves
Baixo Guandu, 16 de junho de 2014
Lairany Rodrigues Teixeira
Raquel Soares Gonçalves
LEITURA
DE
IMAGENS
Trabalho apresentado à disciplina de Arte da 1ª série do Ensino Médio do turno matutino sobre a orientação do professor Bruno.
Baixo Guandu, 16 de junho de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
LEITURA FORMAL
Samba, 1925
As cores predominantes na obra são mais amareladas, laranja, marrom, azul, rosa claro e verde. Essas cores foram usadas para indicar um ar tropical, mais quente, típico das regiões brasileiras, como por exemplo, o Nordeste e Sudeste do país.
São usadas na obra formas corporais arredondadas que nos mostra pessoas com corpos saudáveis (não muito magros, nem gordos), seus rostos e mãos e as montanhas ao fundo.
No quadro aparece um homem tocando cavaquinho, faz parte da cultura e é um símbolo do samba.
A superfície se parece com terra (solo), contendo uma textura rústica que lembra campo, Cerrado brasileiro.
O tamanho da obra original é de 177 x 154 cm. Grande, maior do que essa que podemos ver acima. Se a obra fosse menor alguns detalhes poderiam ficar despercebidos no quadro, talvez por isso o autor tenha escolhido deste modo, para mostrar sua obra de forma mais abrangente.
No fundo da tela há uma representação de montanhas, o que dá um ar de profundidade e percebe-se que as montanhas estão distantes das pessoas, que é o que o autor devia querer passar para os leitores da imagem.
BIOGRAFIA DE
DI CAVALCANTI
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo nasceu em 6 de setembro de 1897 no Rio de Janeiro, filho de Frederico Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo e Rosalia de Sena. Estudou no Colégio Pio Americano e aprendeu piano com