IMPACTOS AMBIENTAIS
PRODUCAO OFFSHORE
GONCALVES, Cliff I.S.*; NOVA, Rafaela S.*; VASCONCELOS JR., Paulo S.*
* Alunos do 3º Período de Engenharia de Petróleo da Universidade Tiradentes
RESUMO
Constituído de uma combinação complexa de hidrocarbonetos em sua maioria alifáticos, acíclicos e aromáticos, o petróleo transformou-se em algo fundamental ao desenvolvimento da sociedade como conhecemos. Tal substância não é considerada apenas uma das principais fontes de energia utilizada, mas sim material constituinte de inúmeros bens de consumo presentes no cotidiano de qualquer indivíduo. Certamente, seu alcance vai além de simplesmente mover automóveis e outros meios. O petróleo, em meio a sua infinidade de aplicações gera desenvolvimento e empregos em diversos âmbitos da sociedade.
Mas, ao longo do seu processamento, a indústria petrolífera tem o potencial de degradar o meio ambiente em diferentes níveis: solo, água, ar e, desta forma, atingir todos os seres vivos. Apesar de significativos avanços tecnológicos, as técnicas e equipamentos comumente aplicados ainda são considerados primários e conseqüentemente, potencialmente degradadores do meio ambiente. Entre as maiores contaminadoras da indústria do petróleo podemos citar as plataformas marítimas, que além de prejudicar os pescadores e comunidades costeiras, o turismo e a economia local, podem contaminar praias, manguezais e animais marinhos.
Sendo assim, propusemo-nos abalizar um estudo minucioso sobre os impactos ambientais da indústria do petróleo tendo como objetivo final realizar a prática de extensão com o intuito de conscientizar a população em geral acerca dos possíveis problemas advindos da exploração de petróleo no mar.
PALAVRAS-CHAVE
Petróleo, Meio-Ambiente, Impactos Ambientais.
1
1. Determinação dos Impactos e dos Riscos Ambientais
A geração de resíduos é um problema que acompanha
o
desenvolvimento da humanidade ao longo dos séculos.