UNIP
JACIARA (MT)
Num mundo digital e extremamente urbanizado, é cada vez menos comum a cena de crianças brincando na rua. Esse isolamento faz com que meninos e meninas não aproveitem a oportunidade em desenvolver as múltiplas linguagens, interagindo com o espaço físico e com outras crianças.
Contudo, a imaginação infantil e juvenil pode ser considerada um campo fértil para criatividade. Com este mote, as alunas de Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP Interativa, matriculadas no polo de Jaciara (MT) utilizaram de materiais recicláveis na construção de brincadeiras, as quais podem ser exploradas em sala de aula, tornando-se num importante aliado no processo de aprendizado e construção do conhecimento.
De acordo com Piaget, devemos despertar nas crianças o cuidado e a preocupação com o planeta do amanhã. Ao brincar de criar, os pequenos verão o mundo de uma maneira diferente ao mesmo tempo em que valorizarão o recriar, o reaproveitar para não tornar-se um adulto egocêntrico e consumista. As brincadeiras proporcionam uma motivação na criança, ao realizarem algo lúdico, provocando sentimento de satisfação. Em outras palavras, elas podem criar e aprender, brincando.
Assim, tanto a equipe pedagógica e administrativa (funcionários, tutores e coordenadores) do polo
Jaciara, como as futuras pedagogas realizaram uma oficina para a montagem dos brinquedos, que estão expostos na biblioteca do polo. A atividade alcançou sua função comunitária, favorecendo tanto às crianças, como as futuras docentes Cristina Oliveira, Maria Cícera dos Santos, Jacilene da
Costa, Rosangela Andrade, Rosemary Vilarinho e Sandra Alves, usando a ludicidade como meio para aprender, respeitar, cooperar e a compreender os demais.