Síntese sobre "Nós que aqui estamos"
Observamos uma atuação cada vez maior da mulher, em diversos setores da sociedade. Tais como a participação política efetiva, por meio do direito ao voto; a inserção gradual no mercado de trabalho, muitas vezes ocorridas por forças maiores - situações emergenciais como a guerra; além da acumulação de uma dupla jornada de trabalho.
A Revolução dos sistemas industriais trouxe a mecanização e a padronização das produções. Facilitando e aumentando o consumo, no entanto, o desfrute dessa caracteristica não foi possível por todas as camadas da sociedade.
Além disso, percebemos como as condições de trabalho melhoraram ao longo do tempo. A redução da carga horária do trabalhador permitindo que ele tivesse um momento para o lazer e para o descanso e as condições de insalubridade que foram sendo sanadas para a garantia da segurança do trabalhador podem ser consideradas grandes conquistas para a sociedade.
Conseguimos observar a influência da guerra na sociedade, acelerando processos sociais - tais como o casamento - no receio de vidas serem perdidas. As consequências desumanas da mesma e a desvalorização do ser humano que participa de forma consciente ou inconsciente dela.
Foi possível notar como essas ascensões tecnológicas atingiram de forma diferente os membros da sociedade, como, de acordo com sua localização e sua profissão, você poderia nem chegar a conhecer informações e dados que avançavam rapidamente em outros níveis da sociedade.
O Direito, nessas diversas manifestadões, vem limitar as ações dos indivíduos e possibilitar a eles garantias básicas, tal como: o voto da mulher, as leis do trabalho, os Direitos Humanos entre outros