As relações entre o indivíduo e a sociedade
KARL MARX
A obra de Karl Marx é na verdade uma interpretação da história da Europa, uma teoria da história, de como os homens fazem a sua história. A teoria de Marx ficou conhecida como Materialismo Histórico, pois sua interpretação, diferente de outras teorias, identifica o motor da história com fatores materiais, ou seja, com os fatores econômicos.
* FORÇAS PRODUTIVAS
São os instrumentos produtivos disponíveis em dado momento da história. Cada sociedade produz seu arsenal produtivo. As forças produtivas são importantes no esquema de Marx porque elas é que vão criar as condições para que as diversas sociedades gerarem riqueza e em consequência, permitir aos homens maior possibilidade de alcançar uma vida mais compensatória.
* RELAÇÕES DE PRODUÇÃO
São a forma como os homens se organizam para produzir a riqueza. Olhando o nosso mundo, por exemplo, nós vemos que a maioria das pessoas não tem lojas, nem bancos, nem qualquer tipo de empresa. Essas pessoas para participar da geração da riqueza reproduzida na nossa sociedade tem que procurar um emprego, ou seja, elas procuram alguém que queria contratar o trabalho dela e que em troca ofereça um salário. De modo que o assalariamento é a relação de produção típica da nossa sociedade. As relações de produção são também chamadas de Estrutura Econômica, pois toda a economia de uma sociedade, em dado momento da história vai ser caracterizada pelas relações de produção que forem hegemônicas.
* SUPERESTRUTURA
É o conjunto de instituições que caracterizam determinada sociedade em determinado instante da história. As instituições também incluem os valores, as normas e as ideias que caracterizam aquela sociedade naquele instante da história.
* MODO DE PRODUÇÃO
É a forma assumida por determinada sociedade em determinado instante da história a partir da combinação das forças produtivas, das relações de produção e também da