Síntese reflexiva: gênero, sexualidade e educação
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE
ANA PATRÍCIA DA SILVA
SÍNTESE REFLEXIVA: GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
CARUARU, 24 DE OUTUBRO DE 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE
ANA PATRÍCIA DA SILVA
SÍNTESE REFLEXIVA: GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
Trabalho apresentada a professora Eliana Ismael, da disciplina de Fundamentos Psicológicos II, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico do Agreste como atividade para aquisição de nota.
CARUARU, 24 DE OUTUBRO DE 2012.
A discussão acerca de gênero e sexualidade no âmbito escolar encontra-se intimamente ligada a adoção/manutenção de um pensamento plural, que analise minunciosamente as representações sociais criadas pelos indivíduos acerca de si, dos outros e do meio, escapando assim dos argumentos biológicos e culturais da desigualdade que legitima sempre o masculino como ponto referencial. Para isso, o rompimento com o pensamento dicotômico: feminino em oposição ao masculino; razão/sentimento; teoria/prática; faz-se necessário uma vez que oportuniza o pensar sobre outras possibilidades de configuração social, econômica, afetiva, sexual, etc, como passiveis de realização, prazer e felicidade.
Discutir gênero envolve questões simultaneamente opostas e interligadas tais como a linguagem, a sexualidade, o homossexualismo, a dinâmica da sala de aula, a construção da imagem da professora e do professor, a relação da construção das identidades de gênero e a questão racial. Dessa forma, um outro modo de compreender as identidades sexuais e de gênero implica mudanças extremamente significativas. Não é tarefa fácil e trivial. Trata-se de assumir que todos os sujeitos são construídos socialmente, que a diferença (seja ela qual for) é uma construção feita ― sempre ― a partir de um lugar dado que se toma como norma ou como centro. É preciso, pois, pôr a norma