Síntese - Politicas Públicas
Essas políticas são na verdade um grande tecido de proteção em que a presença do estado nos seus três níveis federal, estadual e municipal complementam a renda familiar, levam saúde, proteção, educação, capacitação técnica e profissional à aquele estrato social carente.
Faz-nos crer que essas políticas sociais compromissadas e direcionadas e principalmente feitas sem um viés eleitoreiro ajuda sem sombra de dúvidas a estas pessoas ascenderem socialmente, uma vez que sem as mesmas não teriam como melhorarem de vida.
Falar de política social, nada mais é do que falar de política de governo, pois os governos democráticos (eleitos) governam ou deveriam e perseguir um único objetivo: a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Bolsa família, minha casa minha vida, cotas para negros entre outras formam o tecido social de amparo aos menos favorecidos. Importa dizer que as políticas sociais que tem o objetivo primordial de melhorar o sofrimento dos mais pobres não deve ser política de um só governo, e sim política de estado duradora e benéfica a todos em menor ou maior proporção.
As Políticas sociais tornam-se complexas, nas suas aplicações principalmente quando precisamos nos adaptar a realidade tentando nivelar com a proposta teórica, com a consolidação dos controles entre as interações de desenvolvimento.
Na área da assistência social destaco o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O CRAS foi fundado para fornecer serviços e proteção às famílias em vulnerabilidade, bem como, amparo social, autonomia, potencialidades. O mesmo vem ser a principal “porta de entrada” para a rede de serviços.
É Responsável pela execução dos serviços na proteção social