Síntese de Politicas Publicas
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS/LITERATURAS
DISCIPLINA: POLÍ. PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
PROFESSOR: ZACARIAS JAEGGER GAMA
ALUNA: MARIA EDUARDA DO N. MEIRA
SÍNTESE DO TEXTO: POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA, TEXTO DE CELINA SOUZA.
Introdução
A autora, Celina Souza, introduz seu texto Políticas Públicas: uma revisão da literatura falando sobre a necessidade que se teve, nas últimas décadas, de se estudar e conhecer mais sobre as políticas públicas. Celina Souza relata que vários fatores contribuíram para o crescimento dessa área: a adoção de políticas públicas restritivas de gastos, principalmente, em países em desenvolvimento; a substituição das políticas públicas keynesianas do pós-guerra por políticas públicas restritivas de gasto e os desafios enfrentados por países da América Latina, que buscavam equacionar políticas públicas que impulsionassem desenvolvimento econômico e inclusão social.
As pretensões do artigo proposto são as seguintes: tratar conceitos e análises de políticas públicas, expor a visão da literatura clássica e da mais moderna sobre o tema, construir ponte entre teorias neo-institucionalista e políticas públicas.
A princípio, a autora faz uma divisão geral, o texto constitui duas partes, na primeira, tem-se os principais conceitos, modelos analíticos e tipologias específicos da área de políticas públicas. Na segunda parte, se discutirá sobre as possibilidades de aplicação da literatura neo-institucionalista à análise de políticas públicas.
Como e por que surgiu a área de políticas públicas?
Neste tópico, Celina Souza discorre sobre a política pública como área de conhecimento e disciplina acadêmica, tendo seu surgimento nos Estados Unidos. Faz diferenciações entre a política pública europeia e a americana, enquanto aquela utilizava suas teorias para explicar o papel estatal, esta se desenvolvia no meio acadêmico e suas teorias não estabeleciam relações explicativas sobre o papel do