Síntese Pedagôgos pra quê?
Expondo as razões que justificam a existência da Pedagogia como ciência da educação, o autor defende a especificidade da atuação profissional do pedagogo e formula uma clara proposta para sua formação.
Como as práticas educativas acontecem nos mais diversos ambientes na sociedade, Libâneo acredita na necessidade de um campo da ciência da educação que abranja os vários contextos em que essas práticas ocorrem. Sendo a Pedagogia fundamentada num conceito ampliado de educação, esta não deve ficar restrita somente a família e a escola, já que ocorre em diversos âmbitos seja individual ou social, também oferecida não só por instituições, mas em diversas modalidades.
A educação configura-se de diversas formas, podendo ser informal: onde não há intenção ou uma organização, acontecendo de forma casual e empírica. Não formal: são práticas educativas em instituições não convencionais, com certa intencionalidade, visando criar ou buscar determinadas qualidades e/ou objetivos. E a educação formal: Institucionalizada, sistematizada e com elevado grau de intenção. Nesse sentido, para o autor, a Pedagogia tem como objeto de estudo todos esses processos, onde estuda as práticas educativas visando explicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenções pedagógicas para a educação. Pois essas práticas educativas não acontecem de forma isolada das relações sociais, políticas, culturais e econômicas na sociedade.
A especificidade da Pedagogia, defende o autor, está na reflexão global e unificadora da realidade da educação. Dessa forma o pedagogo é o profissional que atua em diversas instâncias da prática educativa, indireta ou diretamente vinculadas à organização metodológica e aos processos de aquisição de saberes e modos de ação, tendo como finalidade a formação humana com base a uma determinada perspectiva.
O autor distingue