Síntese: idade escolar e pré-adolescência, importância teórica desses estágios
Idade pré escolar e pré-adolescência
Importância teórica desse estágio evolutivo
por : Abacuquy Santos
Sigmund Freud
Nomeia a idade escolar como período latente onde a criança entre os seis aos onze ou doze anos de idade não manifesta sua energia sexual e isso deve-se ao fato de a criança estar passando por mudanças psicológicas e essas absorvem toda a energia do organismo da criança impedindo que a mesma nessa fase pense em sexo. Acrescenta-se na teoria freudiana uma forma da criança se proteger das ameaças à sua integridade, que é o conceito de mecanismo de defesa do eu, denominam-se como:
1. Negação: Significa a tentativa de fugir de algo considerado perigoso.
2. Identificação com o agressor: Representa o meio pelo qual o eu ameaçado procura identificar-se com a pessoa que constitui a ameaça à sua integridade.
3. Repressão: É o processo pelo qual o eu procura afastar do nível do consciente qualquer idéia ameaçadora.
4. Sublimação: É o processo pelo qual a energia libidinosa interpretada como ameaçadora, é canalizada para fins artísticos ou científicos, encontrando assim uma expressão aceitável aos padrões de conduta moral e ao sistema de valores da cultura a que o indivíduo pertence.
5. Deslocamento: É a forma que a criança tem de deslocar suas ações,por exemplo, se alguém forte maltrata uma criança, ela procura devolver essa agressão a alguém mais fraco que ela.
6. Regressão: Quando o indivíduo não está preparado para aceitar a realidade, então ele passa a sofrer mudanças comportamentais que assemelham-se com fases evolutivas anteriores ao estágio em que se encontra.
7. Racionalização: Processo pelo qual o eu procura justificar diante de si mesmo certas formas de comportamentos consideradas erradas ou que lhe são inaceitáveis.
8. Projeção: Projetar sobre os outros aquilo que de