Quiminca inorganica

1317 palavras 6 páginas
Grupo 16 - Calcogênios
Maria do Carmo Lourenço

Química Inorgânica – EQ653 Semestre 2/2012 – Tópico 8

Introdução

Introdução
Oxigênio (O) – Enxofre (S) – Selênio (Se) – Telúrio (Te) – Polônio (Po)

O grupo 16 é conhecido também como Calcogênios. Esse termo significa elementos formadores de minérios (compostos constituídos por óxidos e sulfetos basicamente).

No grupo 16 é particularmente evidente que os elementos mais leves apresentam diferenças acentuadas de propriedades químicas em relação aos mais pesados do grupo.

Propriedades gerais dos elementos do grupo 16
Configuração eletrônica externa: ns2np4. Estado de oxidação dominante: -2 (ns2np6). Outros estados de oxidação observados: até +6 (por exemplo, SF6,SeF6, TeF6). Há uma variação regular nas propriedades com o aumento do número atômico. Esses elementos são reativos e formam compostos por reação direta com a maioria dos elementos, com exceção dos gases nobres e alguns metais do bloco d.

Propriedades gerais dos elementos do grupo 16
Formam compostos com elevada importância para a indústria química
H2SO4 – Larga gama de aplicações industriais sendo que 60 % do total produzido é aplicada na fabricação de fertilizantes; O2 – Indústria do ferro e aço; S – Fabricação do ácido sulfúrico (H2SO4); Na2SO3 – Branqueamento de polpa e papel; H2O2 – Poderoso agente redutor e oxidante.

Características Gerais
Oxigênio (O) Elemento mais abundante encontrado na natureza. Elemento mais importante dentre os calcogênios.
Existe livre sob a forma gasosa (O2 e O3). Propriedades químicas baseadas exclusivamente em estados de oxidação negativos. Segundo elemento mais eletronegativo de toda TP (só perde para o F) e também o mais eletronegativo do grupo 16.

Características Gerais
Elementos mais pesados (S – Se – Te – Po) Constituem sólidos com estruturas mais complexas. Exemplo: S forma ciclos e pode polimerizar. Os compostos desses elementos podem apresentar ampla faixa de estados de oxidação,

Relacionados