Síntese documentário Biologia dos Pais
O filme retrata a importância do pai na vida do filho, desde o momento da gestação da formação da criança ainda no ventre, porque mesmo neste estagio a criança já percebe e reconhece a voz o pai, isso é muito importante para a formação do mesmo.
Por causa dos hormônios, que libera no homem a prolactina o homem fica muito mais sensível e acaba tendo muitas vezes os mesmos sintomas que a mãe.
Se na hora do parto o pai se faz presente torna o mesmo menos doloroso e mais rápido também, e logo quando a criança nasce eles ficam procurando traços deles na criança.
Nos primeiros anos de Vida, a presença paterna, pois é neste momento que a criança começa evoluir intelectualmente enquanto pessoa, tornando-se mais confiante, independentes, tendo menos tendências de sofrerem psicossocialmente no futuro etc.
Já na adolescência, o papel fica um pouco mais difícil, porem não deixa de ser importante;
Nesta fase eles gostam de testar os limites deles e os nossos, começa a fase de disciplina-los mostrar o que é certo ou errado, algumas influências acabam refletindo nas escolhas deles futuramente, no caso das meninas elas acabam escolhendo um companheiro parecido com o pai, quando o mesmo tenha tido uma boa influência na sua vida.
A ausência do pai pode ser substituída por outra figura masculina, o importante é que ela seja de boa influência e permanente na vida da criança, pois o mesmo influencia muito na vida da criança desde o inicio da sua formação ainda no ventre.