Psicologia social
1.0 OBJETIVO1
2.0 SÍNTESE: AS FACES DA VIOLÊNCIA (LIVRO: ANA BOCK) 2
2.1SINTESE: POR QUE EXISTE A GUERRA?(OBRAS DE FREUD)5
2.2 SINTESE: O QUE É VIOLÊNCIA (LIVRO NILO ODALIA) 10
3.0 METODOLOGIA – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 12
4.0 TENDENCIAS DA VIOLÊNCIA13
4.1 Tendências Biológicas 13
4.2 Tendências Sociológicas 14
4.2.1TÓPICO COMPLEMENTAR 15
4.3Tendências Bio Psico Social 16
5.0 CONCLUSÃO 16
5.1 CONSIDERAÇÕES PARA DEBATE Documentário “Ônibus 174” 22
6.0 REFERÊNCIAS 24
7.0 ANEXOS25
1. OBJETIVO
Este relatório constitui-se de uma análise sob diversos aspectos e teorias sobre a Psicologia e a Questão da Violência e a analise da hipótese levantanda sobre se a violência seria a principal causa do número de homicidios em São Paulo? Elaboramos uma crítica das visões absolutistas do termo violência, para se chegar em sua causa para tantas mortes.
Etimologicamente, o termo violência vem do latim, “violentia”, que significa violência, caráter bravio. Tais significados estão constantemente relacionados a uma forma de força ou potência, que agride, transgride algo ou alguém.
A Violência consiste na pratica em ações humanas de indivíduos, classes, grupos que ocasionam a morte de outros seres humanos ou que afetam sua integridade física, moral, mental ou espiritual. Na verdade, só se pode falar de violências, pois se trata de uma realidade plural, diferenciadas, pois necessitam ser conhecidas e debatidas.
A Questão da Violência se faz presente em todos os outros aspectos, pois interferem na saúde, integridade física e moral do ser humano.
No levantamento bibliográfico e nas pesquisas realizadas com alguns participantes, encontramos associações fortes e significativas a respeito da hipotese levantada, a causa dos grandes números de homicidios e os indicadores da violência gerada pela desiguldade social, pobreza e baixa atuação dos governos responsáveis.
O Aumento da escala da violência após conhecer suas causas, apontam