SÍNTESE DO IDOFÓRMIO
646 palavras
3 páginas
1. INTRODUÇÃODurante esta pratica foi realizada a síntese do Iodofórmio. O iodofórmio possui fórmula molecular CHI3; trata-se de uma substância que ainda hoje é utilizada como antisséptico nos hospitais, e apresenta grande importância na odontologia. Apresenta-se sob a forma de cristais de coloração amarelo-pálido e brilhante. Possui efeito semelhante ao clorofórmio, mas com ação de átomos de iodo. O iodofórmio é um medicamento empregado como antisséptico e agente anti-infeccioso de uso tópico. Tem uso veterinário como antisséptico e como desinfetante para lesões superficiais.
O IODOFÓRMIO apresenta as seguintes propriedades: Provoca uma ação local sobre os tecidos, diminuindo a secreção e a exsudação, estimula a proliferação celular, tem leve poder antisséptico, porém de ação prolongada, decompõe-se lentamente à temperatura corporal e ativa a fagocitose de resíduos irritantes aos tecidos, é intensamente radiopaco.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Em um erlenmeyer de 100 mL, colocou 10,022 g de iodo e juntou 10 g de acetona (≈ 13 mL). Em seguida, adicionou em pequenas porções e com agitação constante, uma solução de 2 N de hidróxido de sódio, até que todo o iodo livre desapareceu (foi utilizado 36,5 mL de hidróxido), observando coloração amarelada. Resfriou sob água corrente. Notou a formação de um precipitado amarelo (iodofórmio). Nenhuma quantidade de iodo livre existiu nessa ocasião e, o líquido sobrenadante não apresentou tonalidade castanha intensa. Deixou a mistura em repouso durante 10 minutos. Filtrou a vácuo o precipitado formado. Lavou-o, ainda no filtro, com um pouco de água.
Cálculo da quantidade de acetona usada em mL:
12,64 mL ------- 99,5 % X ------- 100 % X = 12,703 mL (≈ 13 mL)
2.1 Purificação do iodofórmio por recristalização: Transferiu o iodofórmio impuro para um balão de fundo chato de 100 mL e acrescentou 15 mL de álcool absoluto.