Relatorio Quimica Geral Lab
TÍTULO
Docente RA
Docente RA
Docente RA
Docente RA
Docente RA
DATA
Introdução
Teste de Lucas: Este teste serve para diferenciar álcoois quanto a serem primários, secundários ou terciários, por aspectos cinéticos. Consiste em reagir o álcool com
HCl em presença de ZnCl2. Um efeito visível do início da reação é a formação de uma segunda fase, devido ao haleto de alquila.
Consiste na formação de cloretos de alquila por reação de álcoois com uma solução de cloreto de zinco em ácido clorídrico concentrado.
Sob as condições extremante ácidas do teste, os álcoois geram carbocátions intermediários que reagem com o íon cloreto. Assim, a reatividade aumenta na ordem álcool primário < secundário < terciário. O teste de Lucas é muito limitado e indicado somente para álcoois razoavelmente solúveis em água. No teste de Lucas álcoois terciários reagem em poucos segundos, álcoois secundários reagem entre 10 e 15 min., e os álcoois primários não reagem nesse tipo de teste. Teste de Tollens
Dissolveu-se uma gota da amostra 04 a ser analisada em algumas gotas de etanol. Adicionou-se o reagente de Tollens.
O reagente de Tollens é preparado adicionando a 2,0 ml de AgNO3 a 2%, 1 gota de hidróxido de sódio a 10%. Em sequência, adicionar, gota a gota, uma solução diluída (1:1) de NH4OH até dissolução do precipitado de Ag2O, evitando-se excesso de NH4OH.
O teste permite a distinção entre aldeídos e cetonas. Aldeídos reagem com formação de prata elementar, a qual se deposita como um espelho nas paredes do tubo de ensaio. As cetonas não reagem. O resultado obtido através da reação do regente de Tollens e da amostra 04 não foi satisfatório para aldeído. A solução ficou acinzentada somente, sem a formação de precipitado ou espelho de prata.
Outros grupos redutores