síntese do filme futebol em tempo de condor
Diretor Geral: German Hartenstein ESPN
Reportagem e roteiro: Lucio de Castro
Lucio Castro nasceu no Rio de Janeiro, formado em História e Jornalismo. Atualmente trabalha como repórter da ESPN Brasil e é comentarista do Bate-Bola 1° edição na mesma emissora de TV.
Foram publicados outros filmes, na verdade se trata de uma série de filmes, são eles: Futebol em tempo de condor, no Chile, na Argentina, no Uruguai e Brasil.
Conquistou o Prêmio Gabriel Garcia Marquez (GGM). O maior prêmio de jornalismo ibero-americano. Em 2003, conquistou o Prêmio Embratel em parceria com Fellipe Awi, com a série Nos porões do futebol, publicada em O Globo em maio e junho daquele ano.Em 2006, novamente conquistou o Prêmio Embratel, na categoria Reportagem Esportiva, com a série Os passos da paixão, que fez para o SporTV. Para tanto, viajou pelo Brasil para exibir as diferentes formas de se torcer durante a Copa do Mundo.Vencedor do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos em 2009 para o SporTV na categoria Imprensa, com a reportagem Escravos do século XXI, que relata a realidade de milhares de bolivianos trabalhando em regime escravo em oficinas de costura em São Paulo e em Buenos Aires.Castro também recebeu o Prêmio Direitos Humanos MJDH/OAB em 2008 e 2010, o Ibero-Americano (UNICEF-EFE) e o Prêmio da Fundación Nuevo Periodismo (dirigida por Gabriel Garcia Márquez).
Resenha
O filme tem um aspecto de documentário, onde pessoas que viveram a época da ditadura na Argentina relatam como esse período da História influenciou e transformou as suas vidas. O filme relata o período vivido entra o ano de 1976 quando houve o golpe militar e se instalou a ditadura até 1983 quando acabou a ditadura.
O primeiro depoimento um homem relata algumas proibições impostas pela ditadura, proíbe-se: Reunião nas ruas, Legislar etc. Mas uma, que era do número vinte três lhe chamou bastante atenção porque dizia: autoriza-se transmitir partidas de futebol. Na