Charles
1817 - Morre a mãe. Darwin entra na escola de Shrewsbury. Começa a fazer coleção de minerais e insetos. 1818 - Lê Selborne de White, apaixonando-se pela ornitologia. Ingressa como interno na escola de Mr. Butler.
1825 - Diploma-se como estudante medíocre.
1826 - Renuncia a medicina após assistir a duas intervenções cirúrgicas. Colabora com colegas no estudo da zoologia marinha. Descobre que a flustra procria através de larvas. Frequenta a Real Sociedade de Edimburgo e outras sociedades científicas.
1828 - O pai o matricula no Christ's College de Cambridge, aconselhando-lhe a carreira eclesiástica. Torna-se amigo de John Stevens Henslow, naturalista. Prefere estudar história natural, largando a teologia.
1831 - É convidado, através de Henslow, para ocupar o cargo de naturalista oficial do Almirantado britânico a bordo do Beagle, um navio pronto a zarpar para uma missão geográfica ao redor do mundo. Aceita o convite e parte da Inglaterra no dia 27 de dezembro.
1832 - Dia 6 de janeiro visista as Canárias. Dia 20 de fevereiro a ilha Fernando de Noronha. Dia 29 de fevereiro chega a Salvador, na Bahia. Dia 4 de abril visita o Rio de Janeiro e uma fazenda do interior. Permanece no Brasil até o dia 5 de julho. Visita, a seguir, o Uruguai, a Argentina e a Terra do Fogo.
1833 a 1836 - Explora e observa a fauna, a flora e a geologia de diversos países: Argentina, Patagônia, Terra do Fogo, arquipélogo Chonos, ilha Chiloé, Chile, planaltos dos Andes, ilhas Galápagos, Taiti, Austrália, Nova Zelândia, ilhas Cocos, África do Sul, ilha Ascension.
1837 - No dia 7 de março muda-se para Londres, trabalhando na redação de seu Diário de Viagem. Trabalha em várias obras.
1839 - No dia 29 de janeiro casa-se com Ema Wedgwood. É editado o Diário de Viagem. Nasce seu primeiro filho, William.
1842 - Publica a Estrutura e Distribuição dos Recifes de Coral.