Síntese de Otelo e habilidades trabalhadas
Racismo
Preconceito Religioso
Poder
Indução (pois Iago induz as personagens, fazendo um contraste entre a realidade e as aparências)
Questões
1- Vimos em "Otelo" o preconceito racial e religioso em vários momentos da peça. Cite um desses momentos e descreva se há possibilidade de algo do tipo acontecer na atualidade? De que forma?
2- Você já foi vítima de preconceito ou já descriminou alguém? Em qual situação?
3- Dê exemplos de busca e/ou abuso de poder e indução na sociedade.
Após as questões fazer uma roda de conversa com os alunos e abordar os seguintes temas:
- O fato de Otelo ser negro, sua posição social e a união com Desdemona que era branca.
- Religião, pois no início do livro Otelo é acusado de bruxaria.
- Indução, acreditar em qualquer coisa, deixar-se envenenar, não procurar realmente a veracidade dos fatos.
- Poder a qualquer custo, mesmo sem merecimento.
Resumo:
Toda história gira em torno da traição e da inveja. Inicia-se com Iago, alferes de Otelo, tramando com Rodrigo uma forma de contar a Brabâncio, rico senador de Veneza, que sua filha, a gentil Desdêmona, tinha relações íntimas com Otelo. Iago queria vingar-se do general Otelo porque ele promoveu Cássio, jovem soldado florentino e grande intermediário nas relações entre Otelo e Desdêmona, ao posto de tenente. Esse ato deixou Iago muito ofendido, uma vez que acreditava que as promoções deveriam ser obtidas "pelos velhos meios em que herdava sempre o segundo o posto do primeiro" e não por amizades.
Brabâncio, que deixara a filha livre para escolher o marido que mais a agradasse, acreditava que ela escolheria, para seu cônjuge, um homem da classe senatorial ou de semelhante. Ao tomar ciência que sua filha havia fugido para se casar com o Mouro, foi à procura de Otelo matá-lo. No momento em que se encontraram, chegou um comunicado