Trabalho
1. UnB-DF Foi Machado de Assis, por meio de suas personagens, quem afirmou o sentido do livro:
“Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem…”
A respeito da obra de Machado de Assis e da formação da cultura brasileira nos quase dois séculos de existência do Brasil independente, julgue os itens abaixo.
( ) Machado de Assis foi um autor extemporâneo ao Brasil ao carregar, com sua fina ironia, um permanente deboche a respeito do povo brasileiro, pois este não sabia apreciar a importância da cultura, em especial o valor do livro e da literatura.
( ) Os movimentos literários e culturais brasileiros ao longo dos dois últimos séculos, embora tenham seguido as vogas e modas européias e norte-americanas, souberam adaptar e recriar uma cultura nacional híbrida, própria e multifacetada.
( ) O Modernismo brasileiro que aflorou em 1922 desprezou a memória nacional e criticou aberta e deliberadamente a obra literária de Machado de Assis.
( ) No seu tempo, Machado de Assis foi um mestre das letras na periferia do mundo e um reformador das técnicas do romance e continua a ocupar papel relevante na cultura contemporânea do Brasil.
2. UEGO A respeito da ficção de Machado de Assis:
( ) A atenção do autor concentra-se no suceder de movimentos psicológicos. Os acontecimentos exteriores, a natureza, o cenário, são descritos apenas quando provocam reações nas personagens.
( ) Os textos machadianos revelam não apenas refinamento lingüístico, mas uma forma trabalhada, limpa e perfeita.
( ) Constata-se humor sutil e permanente, destruindo as ilusões e pieguices românticas, apresentando uma visão aguda e relativista de todos os valores da sociedade.
( ) Sua produção ficcional costuma fixar quadros regionais,