Síndrome do piriforme
VITOR TATSUO SAKAI
MOISÉS INÁCIO DA SILVA
SINDROME DO PIRIFORME
CASCAVEL – PR
2010
FACULDADE ASSIS GURGACZ
VITOR TATSUO SAKAI
MOISÉS INÁCIO DA SILVA
SÍNDROME DO PIRIFORME
Trabalho apresentado no Projeto Integrador, do Curso de Fisioterapia, da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor: José Mohamud Vilagra
CASCAVEL – PR
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ANATOMIA DO QUADRIL 5
3 VARIAÇÕES DO NERVO CIÁTICO 7
4 AVALIAÇÃO 9
5 TESTE DO PIRIFORME 11
5.1 Procedimento 11
5.2 Fundamento 11
6 PREVENÇÃO E TRATAMENTO 12
7 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
ANEXOS 17
1. INTRODUÇÃO
A síndrome do piriforme, conhecida também como falsa ciática, é uma patologia etiológica mecânica, que consiste na irritação do nervo ciático quando ele passa abaixo ou entre as fibras do músculo piriforme. Na maioria dos casos, o nervo ciático passa abaixo do músculo piriforme, mas em aproximadamente 15% da população o nervo passa pelo meio separando o músculo em duas partes. A síndrome do piriforme ocorre mais frequentemente em homens do que em mulheres, numa proporção de 6:1 e pode causar dor crônica. Pode também ocorrer como consequência de compressão do nervo ciático pela tensão do músculo piriforme.
O principal fator causador da compressão e, em decorrência, da isquiatalgia (ciatalgia) é um possível encurtamento muscular, proveniente de má postura, hipertrofia muscular ou uma variação anatômica. O tratamento mais eficiente recorre à fisioterapia clássica baseada na cinesioterapia através de exercícios de alongamento da musculatura e orientação postural.
Neste trabalho visamos apresentar alguns aspectos anatômicos que influenciam para o surgimento da patologia em questão, assim como expor métodos de diagnóstico e tratamentos específicos para a reabilitação do paciente.
2. ANATOMIA DO QUADRIL
A articulação