Resumo do texto: “natureza humana conhecimento e saber”
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PSICOPEDAGOGIA ALUNO: MARCOS TADEU GARCIA PATERRA
RESUMO DO TEXTO: “NATUREZA HUMANA CONHECIMENTO E SABER”
Trabalho elaborado por solicitação do Prof.ª Mônica Palitot, da disciplina: Ética e Deontologia do Curso de Psicopedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.
JOÃO PESSOA
AGOSTO/2011
RESUMO DO TEXTO:
“NATUREZA HUMANA CONHECIMENTO E SABER”
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos da metodologia científica. ed. São Paulo: Perason Prentice Hall, 2007. pags. 35-47.
A teoria do conhecimento é uma explicação ou interpretação filosófica do conhecimento humano.
Conforme o texto o conhecimento é caracterizado por dois processos: a percepção e o mundo sensorial; e esclarece que conhecimento humano é formado por processos interiores e exteriores de disposições de experiências, onde estas interagem compondo o conhecimento como um todo, podendo ser definido como a manifestação da consciência-de-conhecer e é nela que ocorrem as relações de sensação, percepção e conhecimento.
O conhecimento é o atributo geral que têm os seres vivos de reagir ativamente ao mundo circundante, na medida de sua organização biológica e no sentido de sua sobrevivência. O ser humano, utilizando suas capacidades, procura conhecer o mundo que o rodeia. Desta forma, a informação, assim como a prática de vida, resulta em conhecimentos.
Conforme o autor o conhecimento só pode ser considerado através de uma visão dialética devido a ele ser um processo dinâmico e inacabado.
O homem no seu processo de adquirir “saberes” evoluiu no tempo e espaço, nos mais diversos campos do conhecimento possuindo como objetivo a busca pela verdade real e absoluta.
O conhecimento representa um processo de maturidade do complexo humano, onde a constante evolução do passado, presente e futuro são próprios aos níveis de conhecimento, predominantes a cada necessidade do