Síndrome do Piriforme
Princípios e definições da técnica Pompage: é uma manobra que faz parte da terapia manual, a qual é capaz de tencionar lentamente, regularmente e progressivamente os segmentos corporais. Esta técnica é capaz de colocar sob tensão todo e qualquer tecido elástico.
Justificativa para aplicação desta técnica no tratamento da artrose: Afirma-se que através destas manobras de pompage é possível agir sobre as estruturas, restabelecendo seu comprimento ideal, estimular a circulação de líquidos, abrir as entrelinhas articulares, bem como facilitar a nutrição da cartilagem articular.
Objetivo Específico: mobilizar tecidos conjuntivos (fáscias); aliviar dores de tensão.
Mecanismo que facilita a nutrição da cartilagem: este se caracteriza pela descompressão articular causada pelo aumento nas entrelinhas articulares, através desta descompressão intraarticular é possível permitir a entrada do liquido lacunar que emerge dos tecidos vizinhos para o interior da cavidade. Concluindo estas afirmações pode-se dizer que é um fenômeno, pois quando ocorre a descompressão articular a pressão intraarticular diminui e este liquido, o lacunar é aspirado para esta região, a intraarticular.
Funções do liquido Lacunar: este é o componente de irrigação das cartilagens, o qual é responsável pela atividade metabólica (nutrição e oxigenação) dos tecidos cartilaginosos.
Justificativa da utilização desta técnica antes dos exercícios: Sabe-se que os músculos que entram em atividade depois de um tensionamento desenvolvem mais facilmente seus sarcomeros em série, facilitando o alongamento. Inclusive pode-se considerar que a pompage é uma técnica que facilita as mobilizações articulares, sendo contra a rigidez.
Utilização desta técnica nos casos de densificação do tecido conjuntivo: A densificação é uma defesa dos tecidos contra a tensão excessiva, esta defesa pode estender-se até tornar-se em