desenvolvimento da criança de pais alcoolistas
Departamento de Letras e Artes
Disciplina: Lingua Portuguesa III
Profª.: Sônia Coutinho
Alunas: Genilda Cerqueira, Raissa Sales e Isabel Barbosa
Feira de Santana
2013
Verbos
Palavra que exprime processo, situando no tempo acões (correr, trabalhar), fenômenos (ventar, chover), estados (ser, estar) ou mudanças de estado (tornar, ficar, virar). Nisso contrasta com o nome: este exprime as realidades estaticamente, ao passo que o verbo o faz dinamicamente. O nome situa o ser no espaço; o verbo representa-o no tempo, sob a forma de ação, movimento, fenômeno, estado.
O que caracteriza o verbo em oposição ao nome é, portanto, a idéia temporal (os alemões o chamam Zeitwort – ‘palavra de tempo’): o começo, a duração ou o resultado de um processo (aspecto) ou o momento de sua ocorrência (tempo).
Além disso, tem o verbo papel nos enunciados: é o termo essencial da oração, termo que a define como oração; suprimindo, deixa de haver a oração. Pode haver oração sem sujeito (impessoal), mas não sem verbo. Porque o consideravam a palavra por excelência é que os gramáticos latinos lhe deram o nome que tem: verbo, a palavra.
Classificação do Verbo
Classifica-se o verbo quanto a:
1. Flexão: regular/irregular, anômalo;
2. Integridade do paradigma: defectivo/abundante;
3. Papel no sintagma verbal: auxiliar/principal = periferia/núcleo;
4. Estrutura ou formação como palavra: primitivo/derivado e simples/composto.
Regular é o verbo que se flexiona pelo modelo da respectiva conjunção. O conjunto dessas flexões constitui um paradigma. Portanto, é regular o verbo que se flexiona de acordo com o respectivo paradigma: não altera o radical e apresenta as desinências-modelo da sua conjugação.
1ª conjugação: comprar
2ª conjugação: vender
3ª conjugação: partir
Irregular é o verbo que se afasta do respectivo paradigma em determinadas flexões, com desvios no