Teoria do Apego na Infâcia

5271 palavras 22 páginas
CARACTERIZAÇÃO DO CICLO DA VIDA – PERÍODO ESCOLAR
A fase escolar constitui o período de vida no qual a criança passa a ter capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair e compreender ideias, linguagens e aprender, compreender o mundo e o sentido das coisas. A inteligência continua sendo uma marcha progressiva em direção à maior adaptação na qual a assimilação e a acomodação cumprem papel primordial no intercâmbio entre indivíduo e meio.
Acomodação: esforço para modificar seus esquemas ou adquirir outros que lhe permitam assimilar realidades novas e mais complexas.
Assimilação: pressupõe a incorporação da experiência nova a esquemas de ação ou conhecimentos prévios
A adaptação envolve um ajuste do indivíduo com o meio, sendo que o sujeito adapta o meio ao seu favor quando necessário, transformando-o conforme as suas vontades e necessidades;
Intuição à operação -> transição do pré-operatório para o operatório
Pensamento Operatório. poder seguir as transformações da realidade, ao invés de partir de um ponto de vista único, conseguir coordenar os diferentes pontos de vista.
A criança não é mais vítima do aspecto mutante da realidade, pois a possibilidade de combinação e integração das representações oferece um quadro estável no qual os diferentes elementos. É um equilíbrio mais flexível comparado ao pensamento intuitivo: ao invés de fixar-se nas configurações estáticas, resulta de intercâmbios e combinações.
Pensamento acompanhado de sentimento de coerência, como por exemplo, uma criança de 6 anos não se surpreenderá de que o líquido chegue a um ponto mais alto, dizendo “por que o copo é mais estreito”, ou mais baixo, dizendo “porque o copo é mais largo, sendo coerente portanto.

Outras habilidades adquiridas:

Classificação: agrupar elementos que têm relação.
Seriação: ordenar bastonetes de diferentes tamanhos.

Conservação numérica: pergunta-se se continua existindo o mesmo número de elementos em dois conjuntos, quando a

Relacionados

  • Fichamento do livro historia social e da famíllia"
    7622 palavras | 31 páginas
  • Geração Y e carreira: o desafio de equacionar trabalho, remuneração e carreira
    15512 palavras | 63 páginas
  • Historia da historiografia
    115995 palavras | 464 páginas
  • historiografia
    122080 palavras | 489 páginas