Síndrome de down
Perfil do aluno
Idade: 6 anos
Série: 1º ano Ensino Fundamental
Sexo: feminino
Dificuldades específicas:
Dificuldade na fala e linguagem;
Déficit de memória recente e na habilidade de processamento auditivo – a memória auditiva recente é a memória armazenada usada para manter, processar, entender e assimilar a língua falada e o tempo suficiente para responder. Qualquer déficit na memória auditiva recente vai afetar consideravelmente a habilidade do aluno em responder a palavra falada ou aprender a partir de situações que se prendam somente a sua habilidade auditiva.
Capacidade de concentração curta – em alguns momentos o aluno tem dificuldade de se concentrar, se distraindo com facilidade por causa da interação constante com os colegas;
Consolidação e retenção – o aluno leva mais tempo para aprender e consolidar coisas novas.
Deficiências:
Apresenta déficit auditivo e problemas oculares, além de características perceptíveis dos portadores de síndrome de down: olhos amendoados, nariz largo, língua longa com fissura distinta, achatamento do occipital, etc.
Desenvolvimento do aluno no dia-a-dia de uma escola inclusiva:
O desenvolvimento de uma criança com síndrome de Down se difere pouco em relação ao desenvolvimento das demais crianças, desta forma ela deve frequentar uma escola de ensino regular, pois o convívio com outras crianças não portadoras da síndrome irá colaborar para o seu desenvolvimento, sendo desnecessária a busca e criação de softwares específicos para o trabalho de inserção das tecnologias no seu dia-a-dia. Além disso, essa convivência também é positiva para as demais crianças, pois faz com que cresçam respeitando as diferenças, sem nenhum tipo de restrição em seu círculo de amizade, seja por raça, aparência, religião, nacionalidade.
Para tanto é preciso que escola e família trabalhem em conjunto em prol do desenvolvimento pleno desse aluno. É preciso que os