Síndrome de down
A cintura escapular está localizada sobre a parte superior do tórax. Sua única união com o esqueleto axial está no local onde a extremidade medial de cada clavícula articula-se com o manúbrio do esterno. A extremidade lateral de cada clávicula articula-se com o acrômio da escápula. As escápulas estão fixadas à parte posterior do tórax por músculos, mas não fazem contato diretamente com as costelas, estando separadas delas por outros músculos.
O membro superior compreende as seguintes partes: O cíngulo do membro superior e a porção livre, que compreende o braço, o antebraço e a mão.
A mão é o seguimento mais importante do membro superior, pois seus movimentos e os dos dedos são dotados de força, precisão e delicadeza, que permitem a execução de tarefas bastante variadas e importantes. Essa importância é atestada pela grande área de representação que a mão tem no córtex cerebral. As mãos passaram a ter grande importância quando o ser humano adotou a posição bípede, pois , com isso, ele liberou as mãos para que elas pudessem realizar todas as funções.
Os ossos do membro superior compreendem os ossos do cíngulo do membro superior e os ossos da posição livre. Os ossos do cíngulo são a escápula e a clavícula. O osso do braço é o úmero. No antebraço existem dois ossos o rádio lateralmente e a ulna medialmente. Na mão, temos oito ossos denominados ossos do carpo, cinco ossos, os metacarpais, e distais, com excessão do polegar, que só possui falange proximal e distal.
Ossos do membro superior
Clavícula- Tem a forma de um S e serve como uma alavanca para a escápula. Sua extremidade esternal (medial) , que articula com o manúbrio esterno, é alargada e áspera. Sua extremidade acromial (lateral), que articula com o acrômio da escápula, é achatada. Através de suas articulações com o esterno e com a escápula, as cláviculas mantêm os ombros presos à caixa torácica permitindo ao braço movimentar-se livremente sem que seja