Síndrome de Burnout
Daniel Andrey Knoener de Ramos
Francine da Trindade Bom
Jaqueline Ramos Galdino
Rogério Carvalho
Prof. Janos Job
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0236) – MÓDULO III
26/10/2013
RESUMO
O propósito deste trabalho é apresentar a Síndrome de Burnout, seus sintomas, causas, conseqüências e tratamentos, estabelecendo sua relação com o sofrimento físico e psíquico da pessoa que sofre com essa síndrome, que hoje constitui em um dos grandes problemas psicossociais de nossa sociedade, refere-se a um tipo de desgaste físico e emocional que muitos indivíduos são submetidos diariamente em seus ambientes de trabalho, fazendo com que seu rendimento caia a ponto de não conseguir responder a demanda de seu trabalho. Por se tratar de um transtorno tão severo, nosso objetivo é que cada vez mais a pessoas possam entender melhor sobre o assunto e com isso identificar possíveis desconfortos ou sintomas relacionado à síndrome, possibilitando criar estratégias a fim de prevenir ou evitar que tal sofrimento se torne presente em sua vida, buscando levar uma vida profissional mais saudável. Contudo, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, utilizando publicações de vários autores como base para tal produção, de modo que possa esclarecer melhor a respeito desse tema tão importante, porém pouco disseminado na sociedade.
Palavras-chave: Burnout. Exaustão emocional. Ambiente organizacional.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar a Síndrome de Burnout, contextualizando suas causas e conseqüências, para por meio desta possibilitar a discussão deste problema.
Isto porque, atualmente o trabalho tem sido encarado como um esforço penoso e rotineiro ao empregado, pois todo seu interesse volta-se para o aumento da qualidade e produção de mercadorias, visando o lucro imediato. Essa incessante busca pela riqueza e pelo poder aumenta a