Sífilis
Ciências Naturais
2012/2013
SIFILIS
Doença Transmitida Pelos Órgãos Sexuais
Andriy Kalyta, Gheorghe Iurcu e Henrique Sena
Índice Sífilis 3 Sintomas 4
Sífilis
Sífilis é uma doença altamente contagiosa transmitida principalmente através do contato sexual. Ela provoca uma ferida conhecida como cancro. O desenvolvimento da sífilis, dependendo do comprometimento do organismo, foi dividido em estágios (primário, secundário e terciário). As duas primeiras fases são é quando se observam mais sintomas e é mais contagiosa. Depois disso, segue-se um longo período de latência, quando a pessoa não apresenta sintomas, aparentando um cura das lesões iniciais, mesmo em indivíduos não tratados. Sífilis é uma doença altamente contagiosa transmitida principalmente através do contato sexual. Ela provoca uma ferida conhecida como cancro. O desenvolvimento da sífilis, dependendo do comprometimento do organismo, foi dividido em estágios (primário, secundário e terciário). As duas primeiras fases são é quando se observam mais sintomas e é mais contagiosa. Depois disso, segue-se um longo período de latência, quando a pessoa não apresenta sintomas, aparentando um cura das lesões iniciais, mesmo em indivíduos não tratados.
Sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. O principal meio de transmissão ocorre quando uma pessoa entra em contato com uma lesão de um infectado através do ato sexual. Também pode ser passada através de beijos prolongados ( quando a lesão se encontra na boca ), contato com uma lesão ativa ou por transfusão de sangue . Pode ser transmitida ainda da mãe para o feto no útero. Nesse caso dá-se o nome de sífilis congênita.
Os sintomas da sífilis variam dependendo do estágio da doença. As primeiras manifestações aparecem após um período de incubação (da contaminação até o primeiro sintoma) de duração média de 21 dias, podendo variar de 3 até 90 dias. * Fase primária - aparecimento da primeira