Revestimentos
As pedras são utilizadas para revestimento de piso desde a mais remota antiguidade. A escolha de cada tipo de rocha vai depender de vários factores: se interno ou externo, características de uso, resistência à abrasão, insolação, chuva, névoa, trânsito de pedestres e de veículos. Factores como a sujeira decorrente de poeira, poluição e lixo e também influem.
As rochas, por sua durabilidade e fácil manutenção, são empregadas há milénios em pisos e pavimentos. Na Europa, são aplicadas em calçadas e passeios públicos na forma de placas espessas, também denominadas lajotas ou laje, desde a antiguidade até hoje.
Além desses usos públicos, as pedras são usadas nas construções particulares revestindo o piso de varandas, pátios, bordas de piscinas e churrasqueiras.
• Escolhendo o material certo
No revestimento de pisos de pedra em exteriores é preciso observar certas qualidades do material para promover uma maior durabilidade. De cara, deve-se atentar ao acabamento superficial, à cor, textura, e a resistência física e mecânica, especialmente para o dimensionamento de placas ou ladrilhos.
Além destes factores, entre os motivos da escolha de pedras naturais para revestimento de piso externo estão a resistência, facilidade de reposição e, principalmente, o fato do material ser antiderrapante. Esta característica pode ser natural ou não.
• Os diferentes tipos de pedra e suas características
Graças à durabilidade e aos efeitos estéticos que proporcionam, as pedras ornamentais constituem uma óptima opção de revestimento para pisos e paredes, tanto em ambientes internos quanto externos. Para alcançar os resultados pretendidos é preciso considerar as particularidades de cada pedra, tais como o índice de absorção de água e os tipos de tratamento que podem ser aplicados.
Veja uma breve descrição das pedras mais usadas e suas principais características:
Granito: De resistência bem alta, em estado bruto é