revestimento
Meios de Remoção de impurezas
Detergência: Este processo visa à remoção da película de óxidos ou sujeiras pela ação de uma solução de limpeza.
Solubilização: É a remoção de impurezas com solventes e é eficiente quando as mesmas são óleos ou graxas. É utilizada na pré-limpeza ou em casos onde as peças não podem ser expostas a água. Tem custo relativamente alto e pode ser inflamável ou tóxico.
Ação Química: A decapagem química é um processo onde se utiliza o poder destrutivo de algumas substâncias químicas para a limpeza de peças e certos materiais. Podem ser ácidas ou alcalinas.
Ação Mecânica: Consiste no emprego de ações mecânicas (abrasão).
Nos processos manuais são utilizados escovas de aço, lixas e raspadores. Já nos processos mecanizados são utilizadas lixadeiras, raspadeiras, politrizes e pistolas de jateamento.
Mecanismos de Proteção do substrato:
Barreira: Colocação de uma película entre o substrato e o meio corrosivo o mais impermeável possível.
Inibição: A tinta de fundo possui pigmentos inibidores que formam uma camada passiva sobre o metal impedindo sua passagem para a forma iônica.
Eletroquímica: Para proteger o metal, este se deve ligar a outro que lhe seja anódico. Revestimentos não-metálicos inorgânicos. Anodização: consiste em tornar mais espessa a camada protetora passivante existente em certos metais, especialmente no alumínio. A oxidação superficial pode ser por banhos oxidantes ou processo eletrolítico. O alumínio é um exemplo muito comum da anodização;
Cromatização: consiste na reação da superfície metálica com soluções ligeiramente ácidas contendo cromatos. A camada de cromatos passivante aumenta a resistência à corrosão da superfície metálica que se quer proteger.
Fosfatização: consiste na adição de uma camada de fosfatos à superfície metálica. Após o processo de desengraxe da superfície metálica, aplica-se a fosfatização, seguindo-se a