Sífilis, febre tifóide, pneumonias, hanseníase
Sífilis, ou lues, é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.
O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias.
A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terceária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior. Depois, há um período praticamente assintomático, em que o vírus fica latente no organismo, mas a doença retorna com agressividade acompanhada de complicações graves, causando cegueira, paralisia, doença cardíaca, transtornos mentais e até a morte.
Benzatacil
Indicação:
A é indicada para o tratamento da febre reumática; glomerulonefrite; infecção por estreptococos (Grupo A); sífilis primária, secundária, latente ou terciária, com excessão da neurosífilis.
Posologia:
Recomenda-se, a critério médico, as seguintes dosagens: infecções estreptocócicas (grupo a) do trato respiratório superior e da pele: injeção única de 300.000 e 600.000 unidades de benzetacil* para crianças até 27 kg; injeção única de 900.000 unidades pare crianças maiores; injeção única de 1.200.000 unidades para adultos. sífilis primária, secundária e latente: injeção única de 2.400.000 unidades de benzetacil. sífilis tardia (terciária e neurossífilis): 3 injeções de 2.400.000 unidades de benzetacil* com intervalo de 1 semana entre as doses. sífilis congênita: 50.000 unidades de benzetacil* por quilograma de peso para crianças menores de 2 anos de idade e doses ajustadas de acordo com a tabela de adultos, para crianças entre 2 a 12 anos. bouba, bejel (sífilis endêmica) e pinta: injeção única de 1.200.000 unidades de benzetacil*. profilaxia de febre