Trabalhos
Agente Causador
O agente etiológico da hanseníase, ou seja, o organismo causador da doença é a bactéria Mycobacterium leprae.
Transmissão:
Secreções respiratórias ou saliva (tosse ou espirro).
Sintomas:
A hanseníase é uma doença crônica, o que significa que age em longo prazo e termina por atacar a pele e os nervos periféricos. Na pele, aparecem manchas vermelhas e um dos principais sintomas é a insensibilidade onde se encontram as manchas.
Prevenção:
Prevenir a Hanseníase é tratar rapidamente as pessoas doentes, evitando a transmissão para outras pessoas da família. Neste caso, é muito importante as pessoas estarem informadas sobre a Hanseníase e seu tratamento, para que procurem rapidamente um médico ou incentivem seus conhecidos a fazê-lo.
Sífilis
Agente causador: provocada pela bactéria Treponema pallidum
Transmissão:
A transmissão na maioria das vezes ocorre através do contato sexual, porém, pode ser transmitida da mãe para o feto. Neste caso dá-se o nome de sífilis congénita. A bactéria é móvel e invade a submucosa por micro rupturas invisíveis na mucosa. Afeta unicamente o ser humano. Há cerca de trinta casos por cada 100 000 habitantes por ano nos Estados Unidos e Europa.
Sintomas:
Os sintomas da sífilis se manifestam inicialmente entre 1 e 12 semanas após a infecção, com o aparecimento de uma ferida que não sangra, mas que quando friccionada liberta um líquido transparente altamente infectante. Elas normalmente cicatrizam entre 3 e 12 semanas.
Na fase secundária da doença, outros sintomas comuns da sífilis incluem: * Feridas em todo o corpo, inclusive nas palmas das mãos; * Sensação de mal-estar generalizado; * Perda de apetite; * Náusea; * Fadiga; * Febre; * Anemia; * Inflamação renal; * Icterícia; * Inflamação do fígado; * Meningite aguda; * Inflamações nos ossos; * Dor nas articulações; * Queda de cabelo.
PREVENÇÃO:
A transmissão sexual pode ser prevenida