São simão
A história de São Simão está diretamento ligada ao volume e a força das águas do Rio Paranaíba, que durante milhares de anos superou a resistência da rocha, criando uma das mais belas imagens da natureza. Trata - se do Canal de São Simão, um estreito petrificado com aproximadante 600 metros de largura. Entretanto, esse acidente da natureza que foi cenário paradisíaco para milhares de turistas e moradores locais, ficou submerso após a construção da Usina Hidrelética de São Simão, Pelas centrais elétricas de Minas Gerais - CEMIG.
Usina Hidrelétrica de São Simão
A Usina Hidrelétrica de São Simão, começou a funcionar em 1978, sua construção foi responsável pela inundação de vários pontos turisticos da cidade, forçando um reconstrução da cidade as margens do lago azul. O reservatório de São Simão localiza-se na bacia do Rio Paranaíba, um dos rios formadores do Rio Paraná. Trata-se de um reservatório de grande porte, construído para produção de energia elétrica. Uma das características ecológicas mais marcantes desse ambiente é a grande superfície de sua bacia de drenagem (171.000 km²) e o grande volume da vazão do rio Paranaíba e de alguns de seus tributários (24.000 m³/s). O reservatório tem apresentado um quadro preocupante de degradação da qualidade de suas águas causado por uma multiplicidade de fatores de origem antrópica. No rio Paranaíba estão ainda localizados outros grandes reservatórios tais como Itumbiara (FURNAS) e Emborcação (CEMIG), ambos localizados à montante de São Simão. O Rio Paranaíba apresenta uma grande bacia de drenagem que engloba tributários de grande porte tais como o rio Meia Ponte que drena a região de Goiânia bem como os rios da Prata e Tijuco que drenam áreas adjacentes às principais cidades do triângulo mineiro, tais como Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba.
Geopolitica dos transporte em São Simão
Possui um aeroporto com terminal de passageiros euma pista pavimentada com 1.800 metros de cumprimento por 45 metros de largura.