São Paulo
Proposta para bandeira nacional de Júlio Ribeiro, com quinze faixas, que deu origem à bandeira paulista.
A bandeira do estado de São Paulo, juntamente com o brasão e o hino, constituem os símbolos do estado de São Paulo. Idealizada pelo filólogo e escritor Júlio Ribeiro em 1888, tinha como objetivo servir de bandeira ao regime republicano, que fora efetivamente proclamado em 15 de novembro do ano seguinte.
População estimada 2014
11.895.893
População 2010
11.253.503
Área da unidade territorial (km²)
1.521,101
Densidade demográfica (hab/km²)
7.398,26
Código do Município
3550308
Gentílico paulistano Prefeito FERNANDO HADDAD
Economia de São Paulo A economia de São Paulo forma o maior Produto Interno Bruto (PIB) municipal do Brasil, fazendo da capital paulista a 10ª mais rica do mundo e, segundo previsões, será em 2025, a 6ª cidade mais rica do planeta . Segundo dados do Fecomercio/SP, em 2011 seu PIB foi de R$ 450 bilhões . Em 2005, aproximadamente 12,26% do PIB brasileiro e 36% de toda produção de bens e serviços do estado de São Paulo foi gerado na metrópole.
Muitos analistas também têm apontado São Paulo como uma importante "cidade global” (ou "metrópole global", classificação dividida apenas com o Rio de Janeiro entre as cidades brasileiras ). Como "cidade global", São Paulo teria acesso às principais rotas aeroviárias mundiais, às principais redes de informação, assim como se diária filiais de empresas transnacionais de importância global e importantes instituições financeiras. Esta designação, porém, também é criticada por outros estudiosos devido às contradições e particularidades de uma grande cidade latino-americana , visto que segundo eles a mesma apresenta graves problemas de exclusão social e segregação espacial, configurando-a como metrópole economicamente periférica no cenário capitalista global. Apesar de ser o centro