A america espanhola e inglesa
A integração da américa ao contexto europeu surgiu por causa da colonialismo mercantilista, foi estabelecido algumas normas entre as colônias e as metrópoles que foi chamada de pacto colonial uma de suas normas foi que as metrópoles tinha que exercer o “exclusivo comercial”
O comercio colonial foi muito importante para a existência das metrópoles e também fundamental na manutenção de um estado centralizador e forte, foi por conta do comercio colonial que os europeus foram para a américa, e exploraram os nativos fazendo com que eles trabalhassem e expulsaram grande parte dessa população, e fez com que os povos incas e astecas diminuíssem.
No final do século XV aproximadamente 100 milhões de indígenas de grupos deferentes resolveram ocupar a América, já na mesoamericana no qual é o trecho que liga a México à costas Rica, ocorreu várias civilizações as principais foram os maias e os astecas, além desses dois teve os olmecas, toltecas é o império Teotihuacán.
Em meados do século XII, na região da Cordilheira dos Andes onde hoje em dia se localiza Peru e Bolívia, vários grupos quíchuas se reuniram e formaram o vastos império chamado de Império Inca, que tinha coo centro a cidade Cuzco que constituía de vários elementos culturais das civilizações precedentes.
O imperador Huayna Cápac faleceu em 1525, com usa morte seus dois filhos que eram de esposas diferentes começou uma violenta disputa, um se chamava Huasacar e o outro Atahualpa, com isso o poder central do império ficou agitado. Depois da sua morte muitos fatos aconteceram em 1533 Huascar foi assassinado no meio de um combate entre alguns grupos étnicos e as autoridades do antigo império.
Já em 1533 o espanhol Francisco Pizarro concedeu atahualpa a morte, o poder dos conquistadores ficou mais forte quando se juntou com os Incas que durou mais de 40 anos, que foi até a morte do último imperador que se chamava Túpac Amaru em 1572.
A Penisula de