america espanhola e inglesa
!
!
!
!
AMÉRICA ESPANHOLA:
!
• Missão religiosa:
-O rei espanhol so poderia tomar posse do das terras americanas se fosse em missão de cristianização, se ao contrario, haveria discussão, pois os espanhóis estavam dividos, os juristas e os teólogos começaram a discutir sobre a natureza do poder papal. Para uns o papa não tinha poder de conceder terras habitadas, e para outros a soberania incluía conflitos não religiosos. Assim foi resolvido que com a apoio da igreja o estado iria para as América em missão de cristianizadora.
-Porem a America solicitou alguns problemas, assim o rei imaginou que a exploração rápida das terras seria suficiente para tanto.
-Os reis católicos abriram as portas da America para a iniciativa privada, autorizando a realização de trocas com os nativos e a exploração da terra em busca de jazidas de ouro.
-Bartolomeu de Las Casas era defensor dos índios e achava que os termos do requerimiento eram injustos e abusivos, e nulos de direitos.
-Rei Carlos, aboliu a escravidão em 1530, e fez novas leis.
-Vitoria da Igreja.
!
• Questão escravista:
-Para organizar a força de trabalho a ser empregada, os espanhóis preferiram trabalhar junto às populações indígenas locais. A escravidão não era permitida, tendo em vista os interesses religiosos que a Igreja tinha na conversão da população nativa. Dessa forma, a Coroa Espanhola resolveu adotar outras modalidades de trabalho compulsório que resolvessem essa questão. Para tanto, utilizaram dos sistemas de repartimiento e da encomienda: -Requerimiento, era um documento que justificava a criação do mundo e do homem de acordo com o cristianismo e declarava que a America pertencia ao papa e ao Rei Espanhol(impunha a Fe crista nos nativos). Se esse os nativos não fossem de acordo com esse ato, os colonizadores faziam a
guerra justa onde eles ameaçavam os nativos e seus familiares com uma guerra impiedosa.
-Repartimiento, era quando os