São Bentinho
Ano Letivo 2013-2014
Índice
O São Bento da Porta Aberta
São Bento nasceu na cidade italiana de Núrsia, em 24 de Março do ano 480. Filho de uma família nobre e cristã, é enviado para Roma para completar os estudos.
Decepcionado com o estilo de vida da cidade, parte para o monte Subiaco, onde numa gruta, durante 3 anos, se dedica à reflexão. Seguidamente, funda a Ordem Beneditina, cujo lema está espalhado na celebre regra "Ora et Labora" - Reza e Trabalha.
Após uma vida consagrada a Deus e aos outros, realizando prodígios e milagres, morre a 21 de Março de 547. Proclamado como "Padroeiro da Europa" e Patriarca dos Monges do Ocidente, atrai milhares de peregrinos a cada santuário onde é venerado.
A sua imagem caracterizada pela figura do corvo, remete-nos para um dos episódios da sua vida, o pão envenenado, que lhe foi oferecido como presente por Florêncio, seu discípulo, e que o Santo sabia estar envenenado. Por isso mandou que o corvo, que habitualmente aparecia por ali, o levasse para longe, para que ninguém o pudesse encontrar.
Culto
Santuário
São Bento da Porta Aberta é um santuário cristão português, localizado na freguesia de Rio Caldo, em Terras de Bouro. Teve a sua origem em 1640, com a construção de uma pequena ermida.
O atual santuário é do final do século XIX. Iniciou-se a sua reconstrução em 1880 e concluiu-se em 1895.
A designação de São Bento da Porta Aberta deve-se ao facto de a ermida ter sempre as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes.
Em 2013, o santuário prepara a passagem de classificação para Basílica. Para receber a classificação de Basílica é necessário a requalificação da capela mor ao nível do ambão, melhoramentos na iluminação e delimitação.
Peregrinações
Ao longo dos tempos, muitos milhares de peregrinos têm percorrido, a pé, dezenas de quilómetros em direção ao santuário de S. Bento da Porta Aberta. Vários caminhos da Fé foram sendo