Resumo Dom Casmurro
1 pessoa sem ordem cronológica, ano de 1857.
O livro começa com o narrador falando com o leitor,o nome Dom Casmurro era por causa, o cara dormiu em quanto ele escutava os versos, então foi apelidado de Dom Casmurro, ele se chamava Bentinho.
Dom Casmurro mandou contruir uma réplica da casa onde morava para se lembrar da infancia. Casmurro resolveu escrever um livro e se inspirou no Imperador César,Nero e outros caras que eram obras que ficavam em sua casa. Agora vai começar o livro.
Começa quando Bentinho tem 15 anos, ele estava escondido escutando uma conversa entre José Dias e D.Glória, sua mãe, eles estavam falando de colocar o menino no ceminário.
Capitu é uma menina de 14 anos que todos suspeitavam de um suposto namorinho entre Bentinho e ela, a família de Capitu era mais pobre, os dois são vizinhos. Quando Bentinho escutou isso ele se deu conta pois para ele, Capitu era como se fosse uma irmã e nada mais.
José Dias pede desculpas e vai buscar um jogo de cartas, Bentinho analisa ele e pensa porque ele morava ali com ele (análise psicológica).
FLASHBACK : Vida de José Dias
Ele era um “médico” que andava com um livro para curar as pessoas, ele fica na casa Pedro Santiago, onde cura um feitor e um escravo.
No Rio de Janeiro Dias se mudou, então ele conta a verdade de que não era médico de verdade, pois ele teria a missão de curar uma pessoa.
José Dias fica morando na casa e Pedro acaba morrendo com uns 40 anos. Na missa do sétimo dia José Dias queria sair da chácara do RJ mas foi convencido de ficar. Bentinho fala do tio Cosmo.
Quando era novo ele era muito mulherengo, agora ele era advogado, gordo, viúvo e pesado. Agora ele fala de D.Glória.
Tinha 42 anos, muito bonita e moça mas escondia sua beleza como se estivesse sempre de luto, quando Pedro morreu ela vendeu a fazenda e alguns escravos e comprou alguns prédios.
ACABA O FLASHBACK...
D.Glória já tentou ter o primeiro filho mas teve que abortar, então o segundo filho ela prometeu