swot
CONCEITO
Frequentemente escutamos o termo Swot, uma ferramenta que é tão referenciado no mundo dos negócios, sua aplicação muitas vezes norteia os rumos de uma companhia. Análise Swot é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa de Stanford nas décadas de 1960 e 1970. Usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
Objetivos:
Efetuar uma síntese das análises interna e externa.
Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação.
Preparar opções estratégicas: riscos/ problemas a resolver
É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostrar as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa um alerta diante de riscos.
SUA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO PARA O PLANO DE NEGÓCIO OU PARA A EMPRESA Análise de Swot é importante para avaliar os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela atua. Pode-se dividir a análise Swot em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades. O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros. Já no ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização, mas que alguma forma exercem influência sobre ela. Deve-se destacar que esta é uma análise bastante subjetiva, pois parte da proposta de se identificar os pontos negativos do objeto de análise e transformá-los em positivo.
AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Ameaças: ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas ao ambiente da empresa que influenciam