Sustentabilidade
O Engenheiro no contexto sustentabilidade.
As transformações que vem ocorrendo no planeta frente ao desenvolvimento da raça humana e sua interação com o meio requerem a cada vez mais a implementação de tecnologias que busquem dar maior produtividade e que atendam as demandas de alimentação, transporte, lazer, trabalho, afins, enfim que atuem onde o homem esteja presente.
O poder de interação, criatividade e busca de desafios do homem é quase infinito, mas os recursos naturais do meio onde o homem vive é finito e pela crescente demanda não demorara a chegar.
Temos visto muitas reuniões de lideres globais tratando do assunto, embora tenhamos poucas ações concretas ou postas em pratica, pelo menos o assunto está sempre em pauta, está na mídia.
A degradação provocada pelo homem é visível e sensível, a exploração para fins comerciais e a industrialização são sem duvidas os grandes pilares desta devastação, o poder econômico se sobrepõe a qualquer outro, o lema é “os meios justificam o fim” e o fim é o lucro. Não estou dizendo que seja errado, acho errado o lucro a qualquer custo.
Reverter o quadro de crescimento populacional é praticamente impossível, mas rever praticas, conceitos e mudar a forma de ver e fazer, é o caminho para mudar o modo como tratamos os recursos naturais e como o próprio homem se trata (desigualdade social).
A tecnologia será cada vez mais indispensável ao homem, tanto na busca de novos empreendimentos e principalmente na forma de lidar com os recursos disponíveis. Neste contexto a figuras dos pesquisadores e engenheiros serão fundamentais para a construção de um futuro sustentável com crescimento econômico social e ambiental. Estou falando de figuras que serão pilares no campo tecnológico, mas os atores principais serão a própria sociedade.
Como futuro engenheiro espero contribuir de forma ativa no meu meio, atuando no conselho, nos projetos e na execução final, procurando sempre ser exemplo para a