Empreendedorismo
O empreendedorismo tem sido o centro das políticas publicas na maioria dos países. Seu crescimento no mundo se acelerou na década de 1990 e aumentou em proporção nos anos 2000.
O empreendedorismo é aquele que envolve o processo de criação de algo novo e de valor.
Pessoas e processos são envolvidos em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades, requer a devoção, o comprometimento de tempo e o esforço necessário para fazer a empresa crescer.
No mundo o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos nacionais, atraindo também a atenção de muitas organizações e entidades multinacionais.
O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades a ações associadas como a criação de novas empresas. A palavra empreendedora surgiu na França por volta do século XVII e XVIII, com objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Entretanto, foi o economista Frances Jean-Baptiste Say, que no inicio do século XIX conceituou o empreendedor como o individuo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno.
Muitas são as definições, mas o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade para criar ou abrir um novo negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos, mas sempre com objetivo para chegar ao sucesso da empresa. Mas talvez uma das melhores definições do empreendedor seja a de Joseph Schumpeter(1949)
‘’O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais’’.
Um empreendedor também precisa saber planejar. Ou seja, ter um plano de negócio onde pode planejar suas ações e por no papel as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. E para um resultado positivo o