Sustentabilidade
Passo 1
1) O objetivo é o sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. O sistema de informação, todavia, deveria ser capaz de, com mínimo custo, suprir as dimensões físicas e de produtividade. Na evidenciação principal as dimensões físicas e de produtividade consideram-se acessórias.A contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade.
2) Os usuários tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela entidade devem ser amplas e pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de certos gastos que serão ocorridos no futuro. Os usuários internos incluem os administradores de todos os níveis, que necessitam de informações mais aprofundadas e específicas da sua entidade, relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis. As informações passdas para os usuários pode levá-los a conclusão da necessidade de valer-se dos trabalhos de profissionais da Contabilidade.
3) Compreensibilidade: Deve ser compreensível aos usuários que têm conhecimento razoável de negócios e de atividades econômicas e de contabilidade, e a disposição de estudar a informação com razoável diligência. Relevância: A qualidade da relevância quando é capaz de influenciar decisões econômicas de usuários, ajudando-os a avaliar acontecimentos passados, presentes e futuros ou confirmando, ou corrigindo, suas avaliações passadas.
Materialidade: A materialidade depende do tamanho do item ou imprecisão julgada nas circunstâncias de sua omissão ou erro.