sustentabilidade
Nivaldo Aparecido Fidélis1 nfidelismb@hotmail.com.br Sílvia Maria Ribeiro do Vale2 silviaribeirodovalle@yahoo.com.br Vagner Júnior Gonçalves3 wagnerj.gon@gmail.com Resumo
A construção civil tem vivido um tempo de prosperidade, com aumento nos ganhos, profissionais valorizados e o mercado com larga perspectiva de expansão, contudo, como todo segmento vem se preocupando cada vez mais com a sustentabilidade, para que haja menos danos ao meio ambiente e a sociedade, além da redução de custos. Essa realidade sustentável até pouco parecia distante, no entanto é, atualmente, uma realidade em quase todos os setores industriais e a construção civil tem se movimentado rumo a essa realidade de mercado.
Palavras-chaves
Construção Civil; Sustentabilidade; Sustentável
Introdução
Cada vez mais as questões ambientais têm ocupado espaço nos problemas dos países, desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, tornou-se um dos centros de discussões da sustentabilidade.
A conceituação de sustentabilidade na construção civil varia de acordo com a posição em que se encontra o indivíduo. Vários autores a conceituam emprestando-lhe enfoque pessoal concomitantemente a área que lhe é familiar: o ecologista, o biólogo, o engenheiro e até o leigo, porém este, consciente de sua responsabilidade e inserção no meio em que vive.
A sustentabilidade na construção civil implica em sistemas construtivos que promovam integração com o meio ambiente, adaptando-os para as necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras; além da adoção de soluções que propiciem edificações econômicas e o bem-estar social.
Isso significa que as construções sustentáveis devem ser concebidas e planejadas a partir de várias premissas. Dentre ela, a escolha de materiais ambientalmente corretos, de origem certificada e com baixas emissões de gazes poluentes; com menor