Resumo EVAS O ESCOLAR DE ALUNOS NA EDUCA O DE JOVENS E ADULTOS
O artigo em questão buscou encontrar indicadores para a persistência deste fenômeno de evasão na cidade Sinop- MT. O mesmo tratou-se de realizar pesquisas qualitativas, sobre a compreensão de jornadas de trabalho e estudo e a distância entre processo de alfabetização e retorno aos estudos, pois a cada dia o mercado de trabalho exige qualificação e que as pessoas concluam seus estudos, para que consigam bons lugares no mercado e boas remunerações.
No artigo foi adotado a metodologia de estudos bibliográficos e a história do EJA com intuito de textualizar e informar o leitor. A alfabetização do EJA tem o intuito de formar pessoas para leitura e que estas possam ter condições de ter acesso ao mundo da escrita e que os consigam se comunicar com o mundo e sociedade.
Os objetivos desta alfabetização entra como diretriz de base na educação do pais e visa primordialmente dar oportunidade para aquelas pessoas que não tiveram ou não puderam ter acesso a cidadania em seu tempo correto de alfabetização e inserção social.
O assunto abordado tem sido um desafio para professores envolvidos, pois a falta de qualificação dos professores e a carga de trabalho tem contribuído mais para evasão do que para a alfabetização, os mesmos tem que usar uma metodologia que motivem os alunos a estarem em sala de aula e não o abandono, para a confecção deste artigo usou se referencias teóricas que levaram a um estudo de caso.
O município fundou se em 1974, onde sua colonização focou se na produção de café e pimenta, e após a construção da usina de álcool e demais fundições foram crescente a necessidade de jovens e adultos na alfabetização, a criação do EJA em Sinop tratou-se a partir do dia 25 de Março de 2009 na escola Estadual Osvaldo de Paula, que passou a ser denominada por Benedito Sant’Ana da Silva Freire (CEJA). Que visa a criação de um centro de educação de jovens e