Sustentabilidade
SUSTENTABILIDADE/ RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
SÃO PAULO
2014
Na sociedade moderna, o consumo excessivo é apresentado como um dos grandes regentes do capitalismo. Com a globalização e os novos meios tecnológicos em constante renovação, é mais facil comprar, vender, se comunicar e ter acesso à informação. Porém, apesar dos meios facilitados e a excessiva circulação de notícias, são poucas as atitudes adotadas para a melhoria do meio ambiente ou, simplesmente, para reduzir a velocidade em que esse deteoriza-se.
Atitudes sustentáveis são alternativas viáveis para muitos, mas é o hábito de poucos. É de muita importância a responsabilidade social de empresas e do governo pois são esses os detentores dos grandes meios de produção e circulação.
Crescimento Sustentável e Desenvolvimento Sustentável são, embora comumente usados como termos de mesmo significado, diferentes formas econômicas conceituais e práticas.
O Desenvolvimento Sustentável é baseado em um desdobramento que objetiva suprir as necessidades da geração atual sem, porém, comprometer as futuras gerações e suas capacidades de usufruir dos mesmos recursos e suprir suas próprias necessidades. Tem o dever de combinar o desenvolvimento econômico com a preocupação e conservação ambiental, sendo indispensável a participação da população no processo.
Já o Crescimento Sustentável, diferente do anterior, não leva e não objetiva a igualdade social. Seus interesses estão ligados apenas à produção de riquezas e bens. Seus benefícios são concedidos ao próprio produtor ou investidor e à economia. Ao utilizar recursos ecológicos e competitivos, visa-se criar uma economia produtiva, segura e inserida competitivamente no mercado. É associado com o enriquecimento, enquanto o primeiro associa-se com o crescimento.
Mesmo sendo diferentes, ambas as abordagens têm a sua importância para a sustentabilidade. Apesar de ser apresentado como conceito voltado apenas para a