Resenha Filme O Leitor
O leitor (The Reader) foi lançado em dezembro de 2008, pertence ao gênero drama e foi dirigido por Stephen Daldry.
O filme trata de um adolescente chamado Michael Berg que foi acolhido por uma mulher chamada Hanna Schmitz após passar mal na porta do prédio da mesma. O garoto foi diagnosticado com escalatina, tendo assim que passar alguns meses de cama. Logo que se recuperou, Michael manifesta vontade de ir agradecer a mulher (Hanna) que havia lhe ajudado.
Com o reencontro, os dois acabam se envolvendo e começam a ter um caso, assim mantendo encontros com frequência. Durante um desses encontros, Hanna mostra interesse em um livro que Michael estudava, assim pedindo o garoto fizesse leituras para ela. Leituras que começaram a ser feitas durante os encontros, seguida de relações sexuais.
Após algum tempo, Hanna é promovida em seu emprego, e logo após some sem deixar rastros.
Depois de algum tempo, Michael esta em uma faculdade de Direito, e como parte de um trabalho escolar, passa a assistir o julgamento de mulheres acusadas de terem deixado centenas de prisioneiras judias morrerem queimadas em um evento conhecido como “Macha da Morte”, onde uma das rés é Hanna Schmitz.
Ao decorrer do julgamento, Hanna é acusada de ter escrito um relatório feito logo após as centenas de mortes, mas diz que não teria sido ela a autora. Assim o juiz lhe pede que escreva uma frase pra fazer a comparação da caligrafia, e se sentindo pressionada, Hanna acaba confessando que era a autora.
Ao ver aquela cena, Michael percebe a inocência de Hanna e se lembra de que ela sempre lhe pediu para ler para ela, que nunca tinha manifestado vontade de ler para si própria. Então, Michael se da conta que na verdade Hanna é analfabeta, fato que ela omitiu por toda vida. Por vergonha de admitir que fosse analfabeta e afirmando ser a autora do relatório, Hanna é condenada a prisão perpetua.
Passaram-se anos e o filme volta mostrar Michael já adulto, com uma