Resenha do filme O leitor
Diretor: Stephen Dadry
Atores principals: Kate Winslet – Personagem: Hanna Schimitz Ralph Fiennes – Personagem: Michael Berg (adulto) David Kross – Personagem: Michael Berg (jovem)
O filme aborda três gêneros, drama, suspense e romance. Conta a história de um jovem com aproximadamente quinze anos, que ao voltar para casa passa mal e acaba sendo amparado por uma mulher, esse jovem fica em repouso por um tempo, e ao se sentir melhor volta à casa da mulher que o amparou, para agradecer, e aí começa o desenvolver do drama e suspense iniciando um romance.
Eles se envolvem primeiramente entre olhares deixando claro o desejo carnal, e iniciam um romance, sem que ninguém saiba, nem a família nem amigos. E vira uma rotina na vida dos dois, sempre após aas aulas o jovem Michael vai à casa de Hanna, e os sempre têm relação sexual, depois de algumas vezes nessa rotina ela demonstra interesse em saber o que o jovem estuda, e pede para ele ler para ela, e assim combinaram ele lia e depois tinham relação sexual.
O desenvolver do drama é muito interessante, mostra uma parte em que eles fizeram uma viagem, foram a um restaurante e ao olhar o cardápio ela pede o mesmo que ele, ela simplesmente olha o cardápio.
Após uma discussão de desabado do Michael por ela está perdendo o convívio com as outras pessoas, pois ele fazia tudo do jeito dela, o jeito como ela queria, Ele vai embora, e ao voltar não a encontra mais.
Michael se torna um estudante de Direito, e ao participar de um seminário, vai assistir um julgamento e quando houve o nome da ré fica perplexo, aí é que ele vai conhecer a Hanna que era um soldado nazista na segunda guerra mundial e que está sendo acusada de está no comando de execução de mais de 300 mulheres. Em um depoimento, a vítima relata como Hanna escolhia as vítimas a serem executadas, ela relata que Hanna sempre escolhia as mais velhas e que tinha preferência por mulheres jovens, fracas e doentes, e que