Sustentabilidade
O homem busca apenas satisfazer a suas necessidades e diante disso não há preocupação com suas ações, se são positivas ou negativas sobre o meio, refletindo assim em uma crise ambiental, com a degradação dos recursos ambientais.
Diante deste problema é que se faz necessária uma análise crítica para buscarmos um conjunto de soluções que possam mudar as formas de pensar e agir em torno desta questão ambiental. Existe, portanto, a necessidade de incrementar os meios de informação e o acesso a eles, bem como o papel indutivo do poder público nos conteúdos educacionais. A educação ambiental ou, como posso dizer, a educação sustentável é definida como um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do meio ambiente e adquirem os conhecimentos, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tomam aptos a agir individual e coletivamente para resolver problemas ambientais presentes e futuros.
Assim pode-se destacar que um dos principais objetivos no que diz respeito à educação sustentável: proporcionar a toda a sociedade a consciência de se adotar comportamentos e atitudes ambientalmente adequadas, possibilitando o desenvolvimento de estratégias que estejam voltadas para a construção de uma sociedade sustentável, ou seja, estabelecendo padrões que proporcione uma melhor qualidade de vida.
A educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida.
Nesse sentido cabe destacar que a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a co-responsabilização dos indivíduos torna-se um objetivo essencial para promover um desenvolvimento sustentável, com isso formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis: formal e não formal.
Assim a educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado