Sustentabilidade
Inovação
“O guru Michael Porter avisa: o aquecimento global mudará – radicalmente – a forma de fazer negócios e a governança corporativa.” Fonte: Exame dez/2008
Inovar para ser perene!
Não há sustentabilidade sem inovação!
A capacidade de fazer inovações tecnológicas e não tecnologicas (isto é, organizacionais e gerenciais) está na base do sucesso de uma empresa a longo prazo.
Quem não inova desaparece.
Inovar para ser perene!
Conceitualmente, inovação é um processo que depende de criatividade, competência, visão de mundo e liderança.
Inovação é sinônimo de vantagem competitiva. Governança Corporativa
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
Sustentabilidade
Forma de desenvolvimento econômico que não tem como paradigma o crescimento, mas a melhoria da qualidade de vida; que não caminha em direção ao esgotamento dos recursos naturais; que busca fazer as atividades humanas funcionarem em harmonia com o sistema natural, de forma que reconheça o direito das gerações futuras em usufruir do planeta tal como o conhecemos.
Novo cenário
A governança corporativa nas organizações consiste na sua decisão de participar mais diretamente das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientais e sociais decorrentes do tipo de atividade que exerça.
Vetores de Governança Sustentável de uma empresa:
¾Apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua;
¾Preservação do meio ambiente;
¾Investimento no bem-estar dos funcionários e